domingo, 18 de março de 2012

O Jogo das Damas, de Álvaro Cordeiro


O Grupo de Teatro Excena irá apresentar nos dias 12 a 14 e 19 a 21 de Abril, no Auditório de Alfornelos, no Teatro Passagem de Nível, a peça O Jogo das Damas, de Álvaro Cordeiro. A encenação é de Paulo J. Vaz e a interpretação de Ana Correia, Joana Duque, Paula Grosso, Paulo J. Vaz e Sónia Ferreira. Cá vos esperamos.
Sinopse:

Berenice, Violante e Gardénia, três jovens com temperamentos completamente diversos que têm em comum a solidão e a busca de um companheiro, realizam uma apresentação formal diante de uma câmara de vídeo, seguindo as instruções de uma orientadora particularmente ríspida e autoritária.  

Crê-se estar no ambiente de uma agência promotora de encontros para relacionamento sentimental, tanto mais que a orientadora das apresentações surge depois diante das três jovens, anunciando a existência de um pretendente que deseja conversar com cada uma delas, a fim de conhecê-las.          
 
Enquanto a orientadora prepara o espaço onde decorrerão os encontros, chega o pretendente. Ambos revelam ter uma relação de surpreendente intimidade, que oscila entre o impulso inexorável de estarem juntos e a necessidade de darem seguimento aos encontros planeados.  

As conversas de Vítor (assim diz chamar-se o pretendente) com as três jovens, que giram em torno de um tabuleiro preparado para o jogo das damas, contribuem para o adensamento do mistério que envolve toda a situação, já que Vítor revela temperamentos e comportamentos completamente diferentes com cada uma das jovens. 

Depois dos encontros, Vítor e a orientadora (que diz chamar-se Vitória) estão de novo juntos, mas numa atmosfera de frieza e formalismo que contrasta vivamente com o anterior arrebatamento. Manifestam uma expectativa estranhamente ansiosa relativamente ao resultado de tudo o que se passou.

É então que surgem Berenice, Violante e Gardénia, de cujas revelações decorre o inesperado desenlace de toda a história.













(Fotos de ensaio, de Paulo Martins)

Sem comentários: